Novas ações

Ministério da Igualdade Racial promoverá reuniões com gestores e conselhos que aderiram ao Sinapir; Santa Maria deve participar

Com o objetivo de rearticular o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (Sinapir) no país, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) promoverá reuniões online com gestores e conselhos a partir desta semana. A iniciativa começa na terça-feira (20) e segue até o dia 28. Segundo a diretora de articulação interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, a ideia é escutar os Estados e municípios que já aderiram ao Sinapir, assim como aqueles que manifestaram interesse. Entre eles, está Santa Maria, que tem um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) desde 2018. 

Articulação

A partir da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), a iniciativa busca estabelecer relações com os entes federados, além de acompanhar e monitorar a expansão do Sinapir aos mais de 5,3 mil municípios brasileiros

– O sistema é uma política transversal. Ele dialoga com todos os ministérios da Esplanada. Com todas as pastas, especialmente com a Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Tecnologia, porque temos o entendimento de que a população negra corresponde a 57% da população brasileira. Então, todas as pastas e políticas públicas tem sim que ter o recorte racial. E este sistema vai estar dialogando com isso – explica Isadora.

Ao Diário, ela destaca que a retomada do diálogo sobre o Sinapir ocorre desta vez a partir de um ministério próprio, o que fortalece o papel do sistema no combate ao racismo estrutural.

– É preciso trabalhar, enquanto sistema, para dialogar com todas as áreas sobre políticas públicas, ver e escutar dos gestores e gestoras o que acham interessante, no que tem que avançar. Esta é uma forma também de trazer a participação popular no fortalecimento e ampliação deste sistema. Esse ano, além de ouvirmos os gestores e gestoras dos municípios que já participam, também abriremos para aqueles que ainda não estão no sistema, mas tem interesse e já tem conselho. Inclusive, este é o caso de Santa Maria – conclui a diretora de articulação interfederativa do Ministério da Igualdade Racial. 

As reuniões ocorrerão nas modalidades Básica, Intermediária e Plena, contemplando gestores(as), conselhos e equipes que manifestaram interesse em aderir ao Sinapir. Conforme Isadora, Santa Maria ainda não aderiu ao sistema. Mas, o Compir teria demonstrado interesse durante uma reunião realizada no início deste mês. Desta forma, a expectativa é de que o município participe de umas das reuniões virtuais da Secretaria no dia 28. 

Participação

Para os Estados e municípios que desejam participar das reuniões de Diagnóstico Participativo, mas ainda não aderiram ao Sinapir, é recomendado o preenchimento do formulário de manifestação de interesse. Mais informações sobre a iniciativa, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

O que é e o que faz o Compir?

Criado em 2018, o Compir é um órgão colegiado permanente e autônomo, com caráter consultivo, fiscalizador e articulador. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria, o Compir busca fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial, atuando no controle social de políticas públicas e exercendo a orientação consultiva sobre temáticas relacionadas à igualdade racial no município. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feira do Cooperativismo já tem mais de 500 inscritos; saiba quando ocorrerá a 29ª Feicoop em Santa Maria Anterior

Feira do Cooperativismo já tem mais de 500 inscritos; saiba quando ocorrerá a 29ª Feicoop em Santa Maria

Comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite sobrevoa áreas atingidas pelo ciclone Próximo

Comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite sobrevoa áreas atingidas pelo ciclone

Geral